Endereço
Av. Padre José Marins, 891
Pratânia / São Paulo
CEP: 18660-200
Entre em contato
- contato@meliponarioctres.com.br
- (14) 99806 4344

© Copyright 2022 CTrês. Todos direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para ajuda-lo na navegação e análise de tráfego de dados. Ao aceitar, e permanecer em nosso site, automaticamente estará concordando com o uso de cookies.
TÓPICO 1
FONTE – Dissertação para mestrado (Univesidade Federal de Campina Grande BA)
Melipona fasciculata (Smith, 1855)
Nome popular: Tiúba. É também conhecida como Uruçu Cinzenta, Teúba, Tuiúva, Tujuva e Jandaíra preta da Amazônia.
Distribuição geográfica : Pará, Maranhão, Amazonas.
Descrição: Abelha social brasileira, apresenta o tegumento com a coloração variando do negro ao ferrugíneo com abundante desenho arruivado e corpo coberto de pelos ferrugíneos/amarelados. Nidifica em ocos de árvores e produz mel apreciado. O manejo dessas abelhas é feito com informações que os criadores adquiriram e vão passando de geração a geração, sendo poucos os que recebem um apoio técnico especializado. Atualmente, a Tiúba corre um sério risco de extinção.
Referências: Nogueira Neto (1997); Silveira; Melo e Almeida (2002); Fonseca et al., (2011); Martins et al. (2011); Dutra et al. (2008), Holanda et al. (2012); Oliveira et al. (2012).
Kerr (1996), Silva et al. (2014).
TÓPICO 2
FONTE – Mel
A Tiúba é uma espécie nativa que se encontra nas áreas de transição dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. Distribui-se geograficamente nos estados de Tocantins, Para, Piauí, Mato Grosso e Maranhão.
A Tiúba se caracteriza pela sua cabeça e tórax preto aveludado cinza, abdômen preto com listas cinzas. Tradicionalmente, essa abelha tem sido empregada principalmente na produção de mel e esta vocação se justifica por representar a abelha nativa com maior produtividade, uma vez que as colônias produzem em média 3,5 litros/ano. A Tiúba contribui para a polinização do açaí e tem preferências pelas plantas nativas como a jurubeba e sabia.
Fonte: Mel (www.mel.com.br)
TÓPICO 3
FONTE – Guia Fotográfico para Identificação de ASF – Luciano Costa
Uruçu-cinzenta, tiúba
A entrada da colônia é formada por um orifício circundado por projeções radiais de barro com resinas. Em alguns casos a entrada forma uma espécie de tubo curto ornamentado nas bordas. São abelhas grandes, medindo cerca de 12mm de comprimento.
Coloração predominantemente acinzentada. Segmentos abdominais com faixas esbranquiçadas, contínuas ou interrompidas no centro. Pilosidade esbranquiçada abundante pelo corpo
e pilosidade avermelhada presente próximo inserção das asas.
Fonte:Guia Fotográfico para Identificação de ASF – Luciano Costa
Av. Padre José Marins, 891
Pratânia / São Paulo
CEP: 18660-200
© Copyright 2022 CTrês. Todos direitos reservados.