Endereço
Av. Padre José Marins, 891
Pratânia / São Paulo
CEP: 18660-200
Entre em contato
- contato@meliponarioctres.com.br
- (14) 99806 4344

© Copyright 2022 CTrês. Todos direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para ajuda-lo na navegação e análise de tráfego de dados. Ao aceitar, e permanecer em nosso site, automaticamente estará concordando com o uso de cookies.
Benjoi (Scaptotrigona Polysticta)
TÓPICO 1
FONTE – https://www.criarabelhas.com.br/abelhas-benjoi/
Abelhas Benjoi – Scaptotrigona Polysticta, abelhas nativas muito populosas, menos defensivas que as demais Scaptotrigonas.
Abelhas Benjoi são abelhas menos defensivas que as demais Scaptotrigonas e possuem a entrada da colmeia apontado para baixo em forma de canudo característico das Scaptotrigona. As abelhas Benjoi são consideradas as menos agressivas das Scaptotrigonas.
Nome Popular: Benjoi.
Nome Científico: Scaptotrigona Polysticta.
População: 2 mil a 50 mil abelhas.
Alcance de voo: 1 km.
Tamanho de Caixa INPA: Ninho e sobre ninho 20x20x7. Melgueira 20x20x5.
Distância entre colmeias: 20 cm de distância.
Produção de mel: 3 litros por ano.
Onde encontrar abelhas Benjoi: As abelhas Benjoi são encontradas nos estados: Rio de Janeiro e São Paulo.
Abelhas Benjoi – Morfologia: As abelhas Benjoi possuem abdome totalmente preto e asas amarronzadas.
Ninho
As colmeias de abelhas Benjoi são encontradas em ocos de árvores grossas na natureza. A entrada do ninho é feita de cerume escuro em forma de Benjoi. Os discos de cria são protegidos por cerume e envolvidos pelos potes de alimento. Os discos de cria podem chegar até 16 cm de diâmetro de forma helicoidal ou sobrepostos horizontalmente. Os potes de alimentos possuem de 2,5 cm até 3 cm de altura. A população da colmeia varia de 2 mil abelhas em colmeia mais fracas até 50 mil abelhas em colmeia matrizes.
Organização
Assim como todos os apídeos, as abelhas Benjoi possuem uma sociedade organizada dividida em: operárias, zangões e rainha. O período completo de uma Trigona é de aproximadamente 38 dias, sendo 5 dias de desenvolvimento embrionário(ovo), 15 dias de estágio larval e 18 dias de estágio pupa. Assim após este período uma abelha vive entre 40 e 52 dias.
Operárias
As abelhas Benjoi operárias desempenham diversas funções no enxame de acordo com a sua idade. Primeiramente as abelhas mais novas que apresentam uma coloração mais clara ficam na região dos discos aquecendo as crias.
Um pouco mais velhas elas começam a trabalhar na construção de células e na colocação de alimento larval. Com um pouco mais de tempo passam a trabalhar na construção de invólucro e potes de alimento. Quando chegam a fase adulta as operárias irão forragear, que significa, coletar néctar, pólen e água para a colmeia.
Uma característica de abelhas Benjoi é de que as operárias tem seus ovários desenvolvidos, o que significa que também podem fazer postura. Essa postura pode ocorrer antes ou depois da postura da rainha. Ovos de operárias postos antes da postura da rainha são comidos pela rainha.
Ovos de operárias postos após a postura da rainha darão origem a Zangões. Isso acontece porque a larva de zangões se desenvolve mais rápido e se alimenta do ovo posto pela rainha.
Zangões
Os machos de abelhas Benjoi realizam algumas tarefas dentro da colmeia como por exemplo a desidratação do néctar e aquecimento do enxame. Sua principal função é a fecundação da rainha virgem durante o voo nupcial.
Rainha
Como as abelhas Benjoi são do gênero Trigona, a rainha nasce de uma célula real. Esta célula tem o tamanho maior que as células normais, assim possuindo mais alimento. Desta célula nasce uma princesa virgem que depende da fecundação de um zangão para tornar-se rainha.
O enxame também decide o momento de fazer a troca da rainha por ela estar velha e fazendo pouca postura.
Abelhas Benjoi como capturar
A captura de abelhas Benjoi é feita com iscas pet. Estas iscas pet são lambuzadas com atrativo para abelhas sem ferrão. Assim atraindo uma enxameação para esta isca. Geralmente são utilizadas garrafas pet 2 litros para a confecção das iscas.
Abelhas Benjoi Como Criar
As Abelhas Benjoi possuem uma característica marcante que é sua defensividade. Portanto para o manejo desta abelha o meliponicultor deve se proteger com roupas apropriadas principalmente a região da cabeça.
As caixas podem ficar em prateleiras com distância de 20 cm entre caixas.
A criação de abelhas Benjoi segue os mesmos passos das abelhas do gênero Trigona. Revisões periódicas a cada 15 dias são essenciais para saber como anda o desenvolvimento do enxame. Alimentação artificial sempre quando o período for de escassez de alimento na natureza. Oferecendo 50ml de xarope a cada 3 dias.
Abelhas Benjoi Caixa
As Abelhas Benjoi se desenvolvem muito bem em caixas INPA. Com medidas internas de 20cm x 20cm x 8cm de ninho e sobre ninho. E com melgueiras de 20cm x 20cm x 5cm. A quantidade de módulos depende do crescimento da colmeia. Alguns enxames podem ter até três sobre ninhos pois são muito populosos.
Como dividir enxames de Abelhas Benjoi
Primeiramente é muito importante observar as condições climáticas. A divisão somente deve ser feita em dias ensolarados e com temperatura acima de 20 graus Celsius.
Com as condições climáticas favoráveis e se tratando de abelhas do gênero Trigona, a divisão de abelhas Benjoi requer um pouco de atenção. Primeiramente deve-se observar se o enxame a ser dividido, possui discos maduros.
E se esses discos maduros possuem células reais, chamadas de realeiras. É recomendado mais de uma realeira para que a divisão tenha exito.
Assim deve-se retirar 2 discos de cria maduros com realeiras do enxame e coloca-los na nova caixa apoiados por bolinhas de cera. Essas bolinhas de cera são de suma importância para que os discos não fiquem em contato direto com a madeira.
É muito importante fornecer cera no momento da divisão para acelerar a construção do invólucro de proteção nos discos de cria. Caso seja possível retirar potes de alimentos da caixa mãe sem danifica-los, eles podem ser colocados na nova caixa.
Assim depois que a estrutura estiver pronta a caixa nova deve ser colocada no local do enxame mãe para capturar as campeiras que estão coletando alimento na natureza.
Após 3 dias da divisão, já é possível alimentar o enxame com alimentação artificial.
Das realeiras nascerão as princesas virgens e o enxame vai escolher uma para ser a rainha. Dentro de alguns dias, geralmente entre 15 e 30 dias será possível observar postura da nova rainha.
É importante observar que se passados 30, 35 até 40 dias e o enxame não tiver postura, ou seja, não tiver uma rainha, deve-se introduzir mais um ou dois discos de cria maduros com realeira.
Abelhas Benjoi Venda
Os enxames de abelhas Benjoi são vendidos em torno de R$ 200,00 a R$ 250,00.
Abelhas Benjoi Mel
O mel produzido é muito saboroso e rico em propriedades medicinais. As Abelhas Benjoi possuem uma ótima produção de mel. Assim chegam a produzir 3 litros de mel por temporada dependendo da oferta de alimento da região.
TÓPICO 2
FONTE – Wikipédia
A Scaptotrigona polysticta, também chamada de benjoí, beijoím, sanharão-porco, mijui, bijui, bui-kaiaki, abelha-canudão ou imrê-tié, é uma abelha social da subfamília dos meliponíneos, presente em vários estados do Brasil. Em alguns lugares é chamada de mandaguari, tibuna e sanharão, porém tais nomenclaturas são usadas para outras espécies de abelhas do gênero trigona ou scaptotrigonas e pode gerar confusão por serem abelhas bastante parecidas no geral, na grande maioria das vezes sendo escuras, só sendo possível diferenciá-las por detalhes no seu fenótipo e tipos de ninhos e pitos de entrada que costumam fazer.
Apresenta cabeça e tórax pretos. Já o abdômen pode ter um tom mais claro que a cabeça podendo chegar ao cinza e possui marcas brancas que podem variar sendo mais finas ou mais grossas a depender da região, geralmente na quantia de 6 listras ao pares, parecendo, ao longe, 3 listras brancas ao final do abdômen. Mede 7 milímetros de comprimento. Constrói ninhos em ocos em árvores de maior porte na natureza.
Características
A Benjoí é uma abelha tímida e pouco defensiva, considerada a mais mansa das Scaptotrigonas, diferente de outras abelhas do mesmo gênero que costumam ser bastante defensivas. Por conta disto tem se tornado bastante apreciada para ser criada, podendo produzir até 3 litros de mel ao ano, do qual é considerado suave e saboroso. Não são difíceis de capturar nas iscas em regiões em que ocorre. Em áreas urbanas, a benjoí tem tido certo sucesso ao se adaptar às cidades, uma vez que, por ser tímida, chama pouco a atenção e não incomoda as pessoas, aumentando suas chances de sobrevivência, o que colabora para que seja mantida sem maiores problemas em meliponários urbanos, não incomodando o próprio meliponicultor nem outras pessoas.[1][2][3][4][5]
Está distribuída no Brasil nos estados do AC, MG, PA, RO, TO, MA, MT, AM, PI, SP, GO e DF.[8]
Scaptotrigonas conseguem gerar híbridos e com esta espécie não é diferente, podendo gerar descendentes híbridos como com mandaguari preta, canudo, dentre outras scaptotrigonas. Algumas vezes as abelhas híbridas de benjoí possuem características físicas das duas espécies, mas outras vezes parecem ter características apenas das benjoí. Um bom indício de que a colônia é de benjoí pura, além das características físicas da espécie que se deve fica atento, é que ela deve se mostrar mansa, já as híbridas se mostram defensivas, não tanto quanto uma canudo por exemplo, mas é perceptível a diferença da híbrida para uma benjoí pura.
Em caixas do tipo racional modelo INPA, seus ninhos necessitam de tamanho interno de 20x20x7 centímetros para ninho e sobreninho e 20x20x5 centímetros para melgueira, necessitando 1 ninho e 2 sobreninhos. Caixas de benjoí podem ser mantidas a uma distância de 20 centímetros uma da outra. Seu pito de entrada é construído apontando para baixo.
Av. Padre José Marins, 891
Pratânia / São Paulo
CEP: 18660-200
© Copyright 2022 CTrês. Todos direitos reservados.